Geografia

PERSÉPOLIS



Nas últimas aulas de geografia,assistimos a um filme chamado "Persépolis". Ele é baseado em uma história real, que se tornou HQ e depois filme. 

O filme conta a história de Marjane Satrapi,que cresceu no Irã durante a Revolução Islâmica. Devido a sua personalidade forte,o que poderia gerar muitos problemas para ela e sua família no futuro,seus pais decidem que ela deve se mudar,e Marjane vai estudar na Áustria. Depois do choque cultural,ela acaba se adaptando e fazendo amigos,chegando até mesmo a namorar. No entanto,desde que chegou lá,não morou em apenas uma casa,e depois de morar num convento,em seguida com uma professora "Louca",e depois em casas de diversos amigos,ela acabou por se tornar uma sem-teto. Após parar no hospital devido a um ataque quase mortal de pneumonia,ela decide voltar para o Irã. Ela passa a morar lá e até mesmo se casa,mas percebe que não consegue viver em seu próprio país,então se muda para a França.


Acho que não tem nada no filme que eu não tenha gostado,no entanto,a parte mais legal foi poder ver como é um outro país,uma cultura diferente da que estamos acostumados,com hábitos diferentes,pensamentos diferentes. Deve ser difícil viver em um país onde não se tem liberdade,onde você tem que seguir ridamente todas as regras pois as punições são graves. 

Algumas fotos de Marjane Satrapi:












  Ficou curioso? Caso queira assistir ao filme completo clique Aqui.



--------------- ♥ ---------------



PESQUISA:

Proposta da pesquisa: Características básicas e definidoras das seguintes religiões:
  1. Islamismo
  2. Cristianismo
  3. Budismo
  4. Hinduísmo

ISLAMISMO:




Antes de continuar,leia as observações a seguir,pois vai evitar muitas dúvidas.

[Observação1: "Muçulmano" e "islâmico" são sinônimos. Ambas as palavras podem ser usadas para descrever os seguidores do islamismo.
Observação2: "ÁRABE" NÃO É RELIGIÃO,E SIM ETNIA.Portanto,um árabe pode ser muçulmano,o que NÃO SIGNIFICA que todo árabe é muçulmano. Da mesma forma,alguém pode ser muçulmano e ter nascido em outro país,afinal,o local com mais muçulmanos do mundo é a Indonésia.]


 O islamismo é uma religião monoteísta,ou seja,que acredita na existência de um só Deus. "Islamismo" vem da palavra "Islã" que significa "submeter-se",e expressa a obediência à lei e à vontade de Alá ("Allah" significa "Deus" em árabe. É uma palavra diferente mas se trata do mesmo Deus,assim como "God",que também significa Deus. Isso acontece apenas por causa da variação de línguas). Essa religião foi fundada por Maomé,um profeta,no século VII,que diz ter recebido o anjo Gabriel,e que ele lhe mandou dizer coisas que haviam sido mandadas por Deus. Esses ensinamentos foram juntados em um livro,o Alcorão,que o povo muçulmano tem como Livro Sagrado.


Acima,uma imagem mostrando quem foi Maomé.

Abaixo,uma foto do Livro Sagrado dos Muçulmanos,o Alcorão.






  Quando Maomé morreu,iniciou-se uma disputa pela sucessão como líder dos muçulmanos. Abu Bakr foi declarado oficialmente sucessor de Maomé,porém,muitos muçulmanos preferiram apoiar o genro de Maomé,Ali Ibn Abu Talib. Isso gerou uma divisão nos islâmicos que dura até hoje: Os que apoiaram Ali,genro de Maomé,são chamados de "xiitas",palavra que vem de Shiat Ali,que significa "Partido de Ali". Já os ostros passaram a se chamar "sunitas" palavra que vem de suna,que significa "caminho trilhado",porque eles seguem apenas o que Maomé ensinou ao longo de sua vida.
  Veja um gráfico sobre a distribuição dos muçulmanos xiitas e sunitas ao redor do mundo:




A foto a seguir mostra dois muçulmanos,porém,um é sunita e o outro é xiita. Veja a diferença:







Os muçulmanos precisam seguir os cinco pilares do islamismo: 
  1. Professar e aceitar o credo (Chahada ou Shahada);
  2. Orar cinco vezes ao longo do dia (SaláSalat ou Salah);
  3. Pagar dádivas rituais (Zakat ou Zakah);
  4.  Observar as obrigações do Ramadão (Saum ou Siyam);
  5. Fazer a peregrinação a Meca (Hajj ou Haj).

Bom,é quase impossível falar sore o islamismo sem lembrar da mulher muçulmana. Por termos uma cultura diferente,ficamos chocados ao ver que elas precisam usar aquelas vestes que as cobrem dos pés a cabeça.Isso se deve a um versículo Bíblico que diz "Ó profeta,diz a tuas esposas,tuas filhas e ás mulheres dos fiéis que (quando saírem)se cubram com as suas mantas" 








Vale também lembrar que a mulher [muçulmana] só pode ter um marido,e este precisa ser também muçulmano,enquanto que o homem pode ter várias mulheres e elas podem ter religiões diferentes.




Veja aqui um vídeo descritivo sobre o islamismo:










CRISTIANISMO:




O cristianismo é uma religião monoteísta,baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo,filho de Deus,também chamado de Messias. É a religião com mais adeptos no mundo inteiro,com mais de 2 bilhões de fiéis. Os cristãos creem que Jesus veio para nos salvar,e a partir do momento que ele morreu na cruz fomos libertos do nosso pecado.




"Tu és Pedro,e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" - Mateus 16,18. Pedro,discípulo de Jesus Cristo,foi o primeiro Papa.
Antes,existia apenas uma Igreja Cristã,a católica. No entanto,ela foi sofrendo divisões ao longo do tempo,e agora temos também a Igreja Ortodoxa,que é muito parecida com a Igreja Católica mas difere delas em certas coisas(como por exemplo em ter o Papa como uma figura importante,que deve ser respeitada),e a Igreja Protestante,que teve início em Martinho Lutero,e recebeu esse nome devido ao protesto contra determinadas coisas que aconteciam na Igreja Católica,o que fez com que Lutero escreve mais de 90 teses,e depois fundasse outra Igreja.






A principal característica dos cristãos é ter Jesus como filho de Deus,o Messias que veio para nos salvar,e que ressuscitou três dias após morrer pelos nossos pecados. No entanto existem diferenças entre essas três Igrejas. Uma delas é a organização da Bíblia.
A Bíblia Católica possui 73 livros ( 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento). Já a Bíblia Protestante possui 66 livros (39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. A diferença está apenas no Antigo testamento,pois há 6 livros presentes na Bíblia Católica que a Igreja Protestante considera como apócrifos e não o colocam na Bíblia. Agora,pasmem,a Igreja Ortodoxa possui 51 livros no Antigo testamento,que a Igreja considera apócrifos e por isso não os inclui na Bíblia.





Veja aqui um vídeo descritivo sobre o cristianismo:







BUDISMO





O budismo,além de ser uma religião,é também um sistema ético e filosófico,que teve origem na Índia,e foi criado por Sidarta Gautama,também conhecido como "Buda". O budismo surgiu por volta do século VI a.C. Os seguidores do budismo não o consideram um deus,mas sim um guia espiritual,então as pessoas podem seguir outras religiões além do budismo.





Um dos ensinamentos do budismo é a ideia de reencarnação. Segundo eles o que a pessoa fez durante a vida vai ser condenado na vida seguinte,e de assim por diante (karma), até que ela atinja um estado de pureza espiritual e chegue ao fim das reencarnações. Para os seguidores do budismo,a reencarnação também pode acontecer em animais,então muitas pessoas se tornam vegetarianas.
Uma das principais características é o "Karma". A Lei do Karma basicamente define que certos tipos de ações trazem resultados parecidos. Tipo,se você faz uma coisa boa,você vai receber algo bom em troca cedo ou tarde,mas se você faz uma coisa ruim,o universo vai te retribuir.



Os cinco comportamentos a ser seguidos segundo a filosofia budista são:não maltratar seres vivos,não roubar,ter uma conduta sexual respeitosa,não mentir,caluniar ou difamar e evitar drogas e estimulantes,pois assim o ser humano consegue melhorar o carma de uma vida seguinte. 






Veja aqui um vídeo descritivo sobre o budismo:








Hinduísmo: 



O hinduísmo é uma religião politeísta,ou seja,eles acreditam em vários deuses. Os principais são Bhahma(força criadora do Universo),Ganesha(deus da sabedoria e da sorte),Matsya(quem salvou os humanos da destruição),Sarasvati (deusa das artes e da música),Shiva (deus supremo e criador da Ioga) e Vishnu (responsável pela manutenção do Universo). É a principal religião da Índia,que faz uma junção de crenças e estilo de vida. Teve origem aproximadamente em 3000 a.C.


Os seguidores do hinduísmo devem respeitar a tradição,acreditar nos livros sagrados,nas divindades,permanecer no sistema de castas (que determinam o status de cada um na sociedade),conhecer a importância dos ritos,confiar nos guias espirituais e acreditar na reencarnação.

Assim como os budistas eles também acreditam em karma e,segundo eles,o nascimento de uma pessoa dentro da casta é o resultado do karma produzido nas vidas passadas.
Veja abaixo o sistema de castas:




[Sei que a imagem acima não está em português mas mesmo assim é possível entender o que está escrito].


Agora,observe esse outro esquema,em forma de boneco,que possui as explicações de cada casta:






Veja aqui um vídeo descritivo sobre o hinduísmo :







--------------- ♥ ---------------






Bom,no link acima vemos um vídeo que fala sobre as nossas diferenças religiosas. No começo se dividia apenas em quem acredita em Deus e em quem não acredita. Mas depois começam as divisões entre aquele que acreditam,e cada um começa a falar uma coisa diferente querendo que o outro aceite. O que eu entendi do vídeo,foi que,nossa religião e nossas crenças dependem muito mais dos lugares onde nascemos,e das coisas que nossa família ensinam,então as coisas em que acreditamos são,na MAIORIA DAS VEZES,passadas de geração em geração,por isso não devemos julgar ninguém,e muito menos agredir física ou verbalmente alguém por causa da religião que segue,e sim por QUEM ela é,pois gente boa e gente ruim tem em todo lugar.



Nunca julgue uma pessoa pela sua religião,e nem uma religião por causa de uma pessoa!!






--------------- ♥ ---------------

Análise de Mapa e Gráfico:





Bom,de acordo com o mapa,que se refere as religiões predominantes em cada país ao redor do mundo segundo dados de 2011,é possível perceber que,sem sombra de dúvidas,a religião com mais adeptos é o cristianismo,que está presente praticamente em todo o mundo,sendo que principalmente no continente americano,e bem menos na área próxima à China e Índia. Logo atrás dele vem o islamismo,que é mais predominante no Oriente Médio e países ao seu redor. Não se tratando de números,mas sim de área abrangida,o budismo é o terceiro da lista.





Analisando o gráfico podemos perceber que as duas religiões com mais áreas abrangidas são também as com mais adeptos,mas isso não é uma regra. O budismo por exemplo,tem menos adeptos que o hinduísmo,e no entanto ele atinge uma área maior.





A imagem acima é uma mistura de mapa e gráfico,pois nos dá a informação em termos de localização e de números. Além disso,com base nos gráficos podemos perceber que entre os cristãos,o maior grupo é o de católicos,com pouco mais de 1 bilhão de adeptos. Os judeus,que sofreram durante a Segunda Guerra Mundial,e sofreram uma perda de aproximadamente 6 milhões de seguidores,hoje tem apenas 14 milhões.



--------------- ♥ ---------------


DENSIDADE DEMOGRÁFICA






A população não está distribuída igualmente ao redor do mundo. Existem áreas mais povoadas,como por exemplo os litorais,lugares de fácil acesso,onde é mais fácil conseguir comida,água mineral,etc,e áreas menos povoadas,lugares desérticos,de clima muito quente ou muito frio,de difícil acesso,como montanhas e os polos do planeta.
Até o século XVIII,a população não crescia tanto,pois não existiam tantos remédios,e a medicina não era avançada como é atualmente,ou seja,mesmo nascendo muita gente,muitas gente morria de doenças simples pois não existia tratamento. E com a Primeira e Segunda Guerra Mundial,tinha muito mais gente morrendo que nascendo. Durante a Segunda Guerra,no entanto,a tecnologia foi evoluindo,foram criados remédios,e a qualidade de vida começou a melhorar. As pessoas passaram a viver mais e melhor,o que resultou num grande crescimento populacional. No começo do século XX haviam 1,7 bilhão de pessoas na Terra,no século XXI,6 bilhões,e em 2011 7 bilhões de pessoas. Esse crescimento ficou conhecido como explosão demográfica.


Crescimento Desigual da População Mundial





No entanto,a população também não cresce em proporções iguais. Países menos desenvolvidos estão com uma taxa de fecundidade maior que a de países desenvolvidos,pois,devido á melhoria na qualidade de vida,as pessoas optam por não ter tantos filhos,assim podem se focar na sua profissão,evoluir financeiramente,e "não ter despesas extras",o que é um problema,por exemplo,para países europeus,pois se está nascendo cada vez menos gente,e as pessoas vivendo cada vez mais,quem irá 'sustentar' os idosos no futuro? A População Economicamente Ativa (PEA) é composta principalmente por jovens e adultos,ou seja,é preciso haver um equilíbrio,e o governo trabalha pensando em formas de manter esse equilíbrio. Existem países onde o governo te da um salário mínimo por cada filho que tiver,durante 15 anos,como forma de estimular as mulheres a terem mais filhos,para que a PEA não reduza,o que faria o governo "quebrar" pois precisaria sustentar um grande número de idosos,enquanto apenas uma pequena parte movimenta o capital. Por outro lado,existem outros países como a China onde quase não tem mais espaço pra tanta gente,que,se você quiser ter mais que um filho,serão cobrados impostos altíssimos,pois lá o que importa é diminuir o numero de pessoas.


Migrações Internacionais


Diferença entre migrar e refugiar:
Migração é quando a pessoa muda,ou fica temporariamente em um país que não é o seu,geralmente por motivos de trabalho,como por exemplo,alguém que sai do Brasil e vai para os EUA em busca de emprego. Já se refugiar é quando,por algum motivo (guerras,terremotos,tsunamis,enfim,catástrofes em geral) a pessoa sai do seu país e vai para outro. Como por exemplo alguém que sai da Palestina e vai morar em outro país por causa da guerra que está acontecendo la.
Após o atentado contra as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2011,os EUA passaram a ser mais rígidos com relação a estranhos em seu território,pois temem terrorista. Esse medo é conhecido como "xenofobia".







Megacidades

Megecidades são cidades com mais de 10 milhões de habitantes. Megalópole é um conjunto de grandes cidades. Algumas metrópoles são Nova Iorque,Londres,Los Angeles,Paris,São Paulo,Rio de Janeiro,Tóquio,Buenos Aires,Miami,Cidade Do México. Em geral,onde estão as megalópoles estão também as metrópoles,por exemplo,as cidades ao redor de Nova Iorque,juntamente com ela,formam uma metrópole. O mesmo acontece com Tóquio,São Paulo,e a Cidade do México,por exemplo.

Hábitos e Consumos Mundializados


Existem,aproximadamente,400 cidades ao redor do mundo com mais de um milhão de habitantes. O aumento do número de pessoas nessas cidades incentiva um maior consumo de produtos necessários e/ou desnecessários. Geralmente,aquilo que está em alta em cidades globais,se torna também tendência no resto do planeta. Um exemplo disso é a moda. Aquilo que se mostra nas passarelas de Paris,Nova Iorque,Londres,Milão,e São Paulo,em questão de pouco tempo,já vai estar nas vitrines de lojas de diversos países em todas as partes do planeta.
Quando se fala de "hábitos e consumos mundializados" é preciso ter em mente as Cidades Globais. Mas afinal,o que são cidades globais?
Cidades Globais,também chamados de Cidades Mundiais,são cidades de grande importância para todo o planeta. Essa importância pode ser econômica,cultural,tecnológica,ou política. Essas cidades tem grande poder de influência sobre as demais,pois nelas se concentram diversos fluxos mundiais.


Turismo e Consumo dos Lugares




 O turismo é uma pratica muito comum entre as pessoas,principalmente entre dezembro e janeiro,época onde grande parte das pessoas está em férias para aproveitar as festas de fim de ano,então é comum você ver pessoas viajando,indo à praia,ou ate mesmo à outros países. O turismo é uma ótima fonte de renda e geração de empregos.
No entanto ele pode causar impactos no meio ambiente. Alguns dos impactos do turismo são: aumento da geração de lixo,aumento da poluição,além de muitas vezes ter efeito negativo sobre a fauna e a flora.

Um comentário: