Português

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA


No Brasil,novembro é o Mês da Consciência Negra. O Dia da Consciência Negra é em 20 de Novembro,em homenagem ao aniversário da morte de Zumbi dos Palmares,líder negro importante e mais conhecido da história dos escravos no Brasil.




COTAS RACIAIS





As cotas raciais são uma reserva de vagas destinadas à afrodescendentes,e estão presentes principalmente nos vestibulares. Elas funcionam da seguinte forma: na hora da somatória de pontos da prova,são acrescentados uma certa quantia de pontos nas provas de afrodescendentes. É como se fosse uma forma de "Compensação" depois de tudo o que os negros sofreram ao serem trazidos da África para o Brasil como escravos.


PAÍSES AFRICANOS QUE FALAM PORTUGUÊS


Segue abaixo uma lista dos Países Africanos cuja Língua Oficial é o Português:

  1. Angola
  2. Cabo Verde
  3. Guiné-Bissau
  4. Moçambique
  5. São Tomé e Príncipe
  6. Guiné Equatorial



INFLUÊNCIA CULTURAL AFRICANA NO BRASIL




Várias palavras do nosso idioma são derivados da cultura africana,como por exemplo vatapá, acarajé, pamonha, mugunzá, caruru, quiabo e chuchu. Além disso alguns temperos também foram trazidos da África,como pimenta,leite de coco e azeite de dendê.
No aspecto religioso,o candomblé, a umbanda, a quimbanda, e o catimbó,são religiões derivadas do sincretismo religioso entre o catolicismo e religiões do continente africano.




 MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO


Por ser mulher,e ser negra,elas sofrem muito mais discriminação no mercado de trabalho,por acharem que,como mulher,não é tão capaz de realizar certas tarefas,e por ser negra,ela é,algumas vezes,automaticamente associada à figura de escrava. No entanto,isso já está mudando,e muitas pessoas pararam de pensar assim. As mulheres,brancas e negras já tem mais oportunidades,e muitas tem o devido reconhecimento. Taís Araújo é um exemplo de mulher bastante talentosa,e que possui espaço na mídia. A atriz assume seus cachos com orgulho,sem se deixar abalar por outros padrões de beleza.





--------------- ♥ ---------------


A ORIGEM DA BARBIE




A ideia da boneca Barbie surgiu nos Estados Unidos mas a sua inspiração veio da Alemanha.
No início da década de 1950, o jornal alemão Bild publicava nas suas edições pequenas histórias em banda desenhada, chamadas Bild-Lilli, cuja protagonista era uma personagem feminina de nome Lilli. O seu autor era Reinhard Beuthien. O sucesso foi tal que em 1955 a personagem foi transformada em boneca pela O&M Hausser, que chegou a fabricar cerca de 130 mil exemplares.
Por essa altura, nos Estados Unidos, o casal Ruth e Elliot Handler eram os donos, desde 1945, de uma fábrica de brinquedos e de casas de bonecas, chamada Mattel.
Durante uma viagem à Europa, em 1958, Ruth Handler comprou uma Lilli para dar à sua filha, que adorava brincar com bonecas. Chegada aos Estados Unidos, Ruth ficou a ver o entusiasmo com que a sua filha estava sempre a mudar o aspecto à nova boneca, vestindo-a com pequenas peças de roupa diferentes, que fazia em papel.
Terá sido esta observação que levou a que o casal Handler pedisse a um amigo designer, Jack Ryan, que criasse um novo modelo de boneca, inspirado na Lilli, que servisse como uma nova brincadeira para as meninas, permitindo que se mudasse facilmente o aspecto da boneca. Foi-lhe também pedido que a boneca tivesse um ar mais adulto e sofisticado que as bonecas da época.
Nascia assim a “irmã” da boneca Lilli, que foi baptizada como Barbie em homenagem à filha do casal Handler, cujo nome era Barbara. A sua apresentação à sociedade deu-se em 9 de Março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque.
A Mattel começou a produzir as bonecas Barbie ainda naquele ano, vendendo-as a 3 dólares cada uma. O sucesso foi enorme tendo-se vendido cerca de 340 mil bonecas, o que levou a que fossem idealizados novos modelos.
É claro que este êxito de vendas não passou despercebido aos criadores da boneca alemã, que tinha servido de inspiração à Barbie, até porque as parecenças eram por demais evidentes.
Assim, para evitar um confronto judicial, a Mattel aceitou pagar uma indemnização pelos direitos de imagem à O&M Hausser, fabricante da boneca Lilli.

FONTE: http://origemdascoisas.com/a-origem-da-barbie/




ALGUMAS CURIOSIDADES:

Barbie é o apelido de Barbara Millicent Roberts, filha da criadora da boneca. Os irmãos de Barbara também são famosos: Ken virou o namorado (sim, na vida real Ken e Barbie são irmãos) e Skipper é irmã de Barbie também no mundo dos brinquedos. O verdadeiro Ken era homossexual, apesar de ter constituído família com uma mulher. Ele morreu de aids em 1994.


Foi depois de criar a Barbie, em 1959, que a Mattel entrou no ranking das 500 maiores empresas dos EUA. Demorou 3 anos para que eles conseguissem atender à demanda dos consumidores, de tanta procura pela boneca. Hoje, são vendidas 172 800 Barbies por dia no mundo, ou seja, 2 por segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário